11 de agosto de 2008

OLIMPÍADAS 2008: UM NEGÓCIO DA CHINA

Não gosto muito de apelar para jargões e afins, mas este é um post que pede para abusar de frases feitas e ditados populares para ajudar a ilustrar a realidade destas Olimpíadas. É impressão minha ou todo mundo parece fingir que não está vendo que na China o lema é "Por cima, vestido de renda. Por baixo, Deus que defenda". Ops! Esqueci que a China é um Estado comunista e não-cristão... Melhor adaptar o ditado para "Por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento.". Mas, na verdade não passa de um país que sofre de desigualdades sociais tão díspares quanto qualquer outro país capitalista.


E ainda "uma imagem vale mais que mil palavras."

O governo chinês quer vender a imagem que seu país é belo e maravilhoso mostrando como suas cidades são organizadas e limpas, resultado de seu grandioso sitema político "justo" e "democrático". Tudo para fazer média com os demais países ocidentais que lá estão para representar o espírito olímpico.
Até ensinam criancinhas chinesas a cantar músicas brasileiras enquanto balançam bandeirinhas do Brasil. Tudo regado a sorrisos, literalmente amarelos, abraços e apertos de mão. A velha política da boa vizinhança! Daquela que convenceu o Brasil a entrar na 2ª Guerra Mundial. E o Brasil, de olho em toda aquela massa consumidora, vai caindo no papo. Afinal, o que importa mesmo são os acordos comerciais e os negócios que serão firmados logo após os jogos. Ou alguém aí acha que eventos deste porte são só para atrair turistas e promover esportes?
As tais Olimpíadas de Pequim 2008 vão se mostrando tão autênticas com o ideal olímpico quanto aquelas plaquinhas "Made in China" que vem atachadas aos produtos falsificados que produzem em larga escala. Enfim, não daria para esperar muito de um país onde se mata o que quer, polui indiscriminadamente e come tudo o que se move.

2 comentários:

Anônimo disse...

Soh uma correcao que a China nao eh um pais ateu mas eles defendem a 'versao oficial do budismo' ( a que ensina oq ue eles queremq ue ensine ) que eh basicamente uma misturada das trocentas versoes diferentes, junta pedacod e uma do sul, com outra versao do norte, junta o que interessa corta fora o que nao convem e eis a religiao oficial.

Nao muito diferente de como foram feitas quais quer outras religioes no mundo ocidental tambem...

Hoffmann disse...

Ops! Falha minha. Associei o comunismo automaticamente com o ateísmo. Enfim, não muda o fato da China ser um país escroque.

Postar um comentário

Regras:
• O comentário deve ter relação com o assunto do post;
• Comentários anônimos não são bem-vindos;
• Qualquer forma de spam será deletado sumariamente.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.